Doutora em Engenharia Metalúrgica pelo Max-Planck-Institut für Eisenforschung GmbH (Düsseldorf, Alemanha) (2009), mestre em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2004) e graduada em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Desde 2014, é professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Suas pesquisas são voltadas para a caracterização avançada de materiais, com ênfase em técnicas de imagem, especialmente tomografia de raios X e tomografia por nêutrons de alta resolução. Atua principalmente em projetos em parceria com o setor industrial, aplicando seu conhecimento em técnicas avançadas de caracterização e experimentos in situ para investigar processos de degradação de materiais, corrosão, fragilização por hidrogênio e desafios relacionados à extração de petróleo.
Professor Associado do Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Membro dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) e em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) da UFPR. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com formação complementar em Génie des Procédés pelo Institut National des Sciences Appliquées (INSA) de Rouen (França); mestrado em Engenharia Química pela UFU e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Reatores Químicos e Cinética Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: síntese, caracterização e aplicação de catalisadores sólidos; síntese de zeólitas; espectroscopia de absorção de raios X; e reações sólido-líquido para solubilização de minérios (hidrometalurgia).
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (1995), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1997), especialização em Bioinformatica pelo Laboratorio Nacional de Computação Cientifica (LNCC), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003), pos-doutorado pelo Laboratoire Louis Neel/CNRS (2005), pos-doutorado pelo National Synchrotron Light Source/BNL (2006) e pos-doutorado pelo Helmholtz-Zentrum-Berlin (2007-2010) e (2014-2019) e pos-doutorado pelo IPEN-Instituo de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2013-2014). Trabalhou por dois anos no Laboratorio Nacional de Luz Sincrotron como coordenador da linha de difracao de po, XPD. Tem experiência na área de Física, com ênfase em materiais magnéticos, propriedades magnéticas, sistemas cimenticios e sistemas biológicos (proteínas e carreadores de fármacos fármacos) atuando principalmente nos seguintes temas: luz síncrotron, difração magnética de raios-x, sistemas fortemente correlacionados, difração de raios-X e difração de neutrons em sistemas policristalinos, espalhamento a baixo ângulo de raios-X (SAXS) e neutrons (SANS) e tomografia de raios-X e neutrons.
Bacharel e Doutor em Química pela University of Edinburgh (Escócia) foi pesquisador assistente no (Institute for Condensed Matter Physics) da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suiça). Obteve o pós doutoramento pela Universität Bern (Suiça) e também pela University of Tokyo (Japão). Atuou como cientista de instrumentação no Institut Laue-Langevin (França) e desde 2015 atua como coordenador da seção de nêutrons polarizados na Fonte de Nêutrons e Múons do ISIS, Reino Unido. É responsável pelo projeto e operação da instrumentação polarizada em toda a instalação. Enfoque de pesquisa se concentra principalmente em materiais inorgânicos e metal-orgânicos, englobando desde condutores iônicos para aplicações em energia até ímãs. Utiliza o espalhamento de nêutrons como técnica central de pesquisa além de simulações numéricas de propriedades físicas, incluindo espalhamento difuso e difusão iônica.
Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Entre 1997 e 2010 atuou como Físico nas estações de SAXS (1997-2003) e XRD2 (2003-2010) do LNLS/CNPEM. Atualmente é professor associado no Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná. Desde 2019 é líder do grupo de Ótica de Raios X e Instrumentação (LORXI). Coordenador do Laboratório Multiusuário de Excelência em Técnicas de Difração e Espalhamento de Raios X (desde 2019). Tem experiência na área de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: cinética de formação e crescimento de nanopartículas em vidros, fusão e cristalização de nanopartículas, filmes finos nanoestruturados e instrumentação de raios X.
Mestre em Ciências Físicas Naturais pela Universidade de Cambridge e doutora em Física da Matéria Condensada pela University College London. Trabalhou no European Synchrotron Radiation Facility (ESRF) e no Deutsches Elektronen-Synchrotron (DESY), especializando-se em espalhamento magnético de raios X. Obteve o Prêmio Jovem Cientista ESRF em 2011 e atua como pesquisadora no ISIS Muon and Netron Source desde 2013 sendo diretora do Curso de Treinamento de Nêutrons do ISIS de 2015 a 2023. Atualmente é cientista sênior e responsável pelo Espectrômetro MAPS. Realiza pesquisas com ênfase na exploração da dinâmica de materiais funcionais.
Possui bacharelado (Universidade Estadual de Maringá/1994), mestrado (Universidade Estadual de Campinas/1997), doutorado (Universidade Federal de São Carlos/2001), e pós-doutorado (Universidade Federal de São Carlos/2001-2002 e University of Texas at San Antonio/2016-2017) em Física. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá, e membro permanente dos programas de Pós-Graduação em Física e Engenharia Mecânica dessa instituição. Publicou mais de 150 artigos em periódicos especializados, e apresentou dezenas de trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais. Ao longo da carreira, já orientou dezenas de alunos de iniciação científica e tecnológica, mestrado e doutorado, além de ter supervisionado diversos projetos de pós-doutorado em temas de Física da Matéria Condensada. Atualmente, é vice coordenador do INCT Materiais Ferroicos para Conversores de Energia, coordenador geral do NAPI Energia Zero Carbono, e coordena cinco projetos de pesquisa financiados com recursos das agências oficiais de fomento à pesquisa CNPq, Capes e Fundação Araucária, todos na área de Física da Matéria Condensada e Nanotecnologia. Tais projetos visam o estudo e desenvolvimento de nanomateriais, especialmente multiferroicos, e dispositivos multifuncionais. Seus interesses estão voltados para o estudo e compreensão de relações estrutura/propriedades em materiais ferroicos, com especial ênfase ao desenvolvimento nano/microdispositivos avançados (transformadores, atuadores e sensores de estado sólido, células solares e memórias não voláteis de múltiplos estados).
Diretor Científico do Laboratório Argentino de Feixes de Nêutrons (LAHN) da CNEA e professor titular no Instituto Balseiro. Doutor em Física, atua nas áreas de Engenharia Nuclear e realiza pesquisas de ponta com feixes de nêutrons aplicados ao estudo de materiais nucleares. É professor das disciplinas de Medições Nucleares, Materiais Nucleares e Textura Cristalográfica e Tensões Internas em Materiais Policristalinos.
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1998), mestrado em Física pela mesma instituição (2001), doutorado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e pós-doutorado pela University of Texas at San Antonio (2014). Atualmente, é Professor Associado no Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá, Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Física e Biotecnologia Ambiental da UEM, e possui ampla experiência na gestão de grandes projetos científicos e de infraestrutura de pesquisa.Entre 2016 e 2018, atuou como Coordenador Técnico do COMCAP/UEM, uma estrutura multiusuária equipada com mais de 120 equipamentos de alta tecnologia, atendendo anualmente mais de 3.000 usuários. Ocupou cargos de liderança na gestão superior da UEM, como Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (20202022), Diretor de Pesquisa (20182020) e Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (20182020) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UEM (nota 6 na CAPES). Além disso, coordenou o Laboratório de Internacionalização em parceria com a Capes e a Fulbright, viabilizando 36 propostas para ampliar a presença internacional da UEM. Sua sólida inserção no cenário nacional e internacional reflete-se em colaborações com instituições de prestígio e em sua participação ativa em comitês organizadores de eventos internacionais.Possui experiência nas áreas de Física e Engenharia de Materiais, com ênfase na produção de materiais multiferróicos, dispositivos multifuncionais e nanopartículas magnéticas para aplicações biomédicas, incluindo tratamentos contra o câncer e geração de Energias Inteligentes com zero emissão de carbono. Suas principais técnicas de caracterização incluem Difração de Raios-X e de Nêutrons (refinamento Rietveld), análises térmicas, técnicas de microscopia eletrônica, medições magnéticas, além de medições dielétricas e ferroelétricas. Atualmente tem atuado fortemente na previsão de propriedadesde materiais e dispositivos via técnicas de Inteligência Artificial (Aprendizado de Máquina e Redes Neurais Artificiais). Atua principalmente nos seguintes temas: processo sol-gel, moagem de alta energia, materiais cerâmicos, refinamento estrutural, dispositivos multifuncinais, tecnologias para aplicações biomédicas e Energias Inteligentes com zero emissão de carbono.É responsável pela instalação e manutenção de equipamentos de última geração nos laboratórios da UEM, bem como pela criação de redes de colaboração em âmbito nacional e internacional. Seu trabalho tem gerado impactos significativos nas áreas de ciência e inovação, com projetos voltados para a ciência de materiais, medicina, sustentabilidade e energias inteligentes.
Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena - USP (1983), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente está no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares trabalhando no projeto do Reator Multipropósito Brasileiro. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Não-Metálicos, atuando principalmente nos seguintes temas: filmes de diamante, diffraction, synchrotron, carreadores de fármacos e cimentos.
Possui Bacharelado em Estatística pela Universidade de São Paulo (1983), Mestrado em Estatística pela USP (1989) e Doutorado em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), vinculado à Pós-Graduação da USP (2014). *** Desde 1987 trabalha como Tecnologista Senior na Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que, por sua vez, é uma Autarquia Federal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) do Governo Federal do Brasil. ***Com mais de 38 anos de experiência, tem atuado, principalmente, nas áreas de: Engenharia de Confiabilidade (sistemas de engenharia da indústria nuclear/convencional), Análise Probabilística de Segurança de instalações nucleares (reatores de pesquisa e unidades núcleo elétricas), desenvolvimento de base de dados de confiabilidade de equipamentos, análise de riscos de instalações industriais e programas de melhoria da cultura de segurança em organizações. ***No período de 2015 a 2022 atuou na gestão do Centro de Engenharia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), unidade técnico científica da CNEN. ***Participou dos projetos de modernização e licenciamento dos Reatores de Pesquisa IEA-R1 e IPEN/MB-01, ambos instalados no IPEN/CNEN. ***Participou de diversos projetos e empreendimentos do Programa Nuclear Brasileiro, destacando as análises realizadas para o protótipo do reator para propulsão naval e instalações químicas do ciclo do combustível nuclear, atividades desenvolvidas junto ao Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). ***De 2001 a 2004, liderou o grupo que representou o Brasil no desenvolvimento do projeto de Atualização e Expansão da Base de Dados de Confiabilidade para Reatores Nucleares de Pesquisa, coordenado pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês), instituição vinculada à Organização das Nações Unidas. No período de 2012 a 2013 participou como consultora técnica da IAEA na elaboração de relatório contendo diretrizes para aplicação da metodologia de avaliação probabilística para a operação segura de reatores nucleares de pesquisa. ***No período de 2000 a 2007, participou, junto à Diretoria de Radioproteção e Segurança (DRS) da CNEN, dos trabalhos de revisão técnica, para fins de licenciamento, do estudo de Análise Probabilística de Segurança da usina nuclear Angra-1. No período de 2015 a 2018, participou como líder da tarefa referente à Análise Probabilística de Segurança do Projeto BR3.01/12 (Apoio Técnico ao Órgão Regulador Nuclear do Brasil), desenvolvido por DRS/CNEN e Comissão Européia. ***No período de 2006 a 2015 participou em projetos conduzidos no IPEN/CNEN na área de fontes renováveis de energia, desenvolvendo trabalhos relativos à análise de confiabilidade de células a combustível. ***Desde 2008, participa do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), com destaque para as atividades voltadas ao licenciamento nuclear e à análise de segurança desta instalação, que requerem a elaboração dos Relatórios de Análise de Segurança exigidos no processo de licenciamento. Em Agosto de 2022, foi nomeada para a função de Coordenadora Técnica deste empreendimento. ***Durante todos estes anos tem participado de cursos de aperfeiçoamento, congressos e eventos, tendo publicado inúmeros trabalhos. Já ministrou cursos internos para grupos de pesquisadores e engenheiros e tem atuado continuamente na supervisão de trabalhos acadêmicos desenvolvidos no âmbito do programa de Pós-Graduação (Strictu Sensu) em Tecnologia Nuclear do IPEN/CNEN, vinculado à Pós-Graduação da USP.
Pesquisadora da Comisión Nacional de Energía Atómica (CNEA) e do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Paula Y. Steinberg é doutora em Química pela Universidad de Buenos Aires, onde também se graduou como química. Sua atuação científica está voltada ao estudo e desenvolvimento de materiais nanoestruturados, com ênfase na deposição e caracterização de filmes finos. Possui expertise em técnicas como difração de raios X e espalhamento a baixos ângulos, aplicadas à análise estrutural de materiais avançados.
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com período sanduíche na Universität Bremen(2008). Fez doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com período sanduíche na Universität Bremen(2012) atuando em processos de Conformação Mecânica e engenharia de distorção. Atualmente é professor Adjunto C3 da UFRGS. É professor e orientador de Mestrado e Doutorado no PPGE3M - UFRGS. É pesquisador nos seguintes temas: Processos de Conformação mecânica, em especial: trefilação, Metalurgia do Pó, Estampagem, tensões residuais, controle de distorção e empenamento, controle e caracterização de tensões residuais, fases e textura por difração de raios-X, difração de nêutrons, método do furo cego (hole-drilling).
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2006), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009), Doutorado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e Pós-Doutorado em Física aplicada a materiais Multiferroicos pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Atualmente é professor Adjunto do departamento de Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecanosítese, síntese de cerâmicas, Microscopia Eletrônica de Varredura, Microscopia Eletronica de Transmissão, Difratometria de raios X, Difratometria de Neutrons, Análises Térmicas (DTA, DSC, TG e dilatometria), Magnetometria, Propriedades magnéticas e elétricas de cerâmicas multiferróicas (ferromagnetismo, ferroeletricidade, piezeletricidade, acoplamento magnetoelétrico, etc.).
Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e doutorado em Física pela Technische Universität München (TUM). Atuou como pesquisadora no Jülich Centre for Neutron Science, no Heinz Maier-Leibnitz Zentrum (MLZ). Possuí pós-doutorado no Clarendon Laboratory. É cientista de linha do instrumento MERLIN, no grupo de Excitações no ISIS Neutron and Muon Source.